domingo, 13 de julho de 2014

EUGENIA E RELIGIÃO

Palestra realizada em 13 de Julho de 2014 no
NABEM - Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes
Rua Bonitos, 89 - Vila Mariana - São Paulo

Eugenia e Religião

Nas Pegadas do Mestre – Pedro de Camargo Vinicius

   Eugenia é, em resumo, a Ciência que trata do cultivo do homem considerado sob seu duplo aspecto: físico e moral.
   O objeto dessa ciência é conseguir espécimes humanos fortes, sadios e belos, mediante a aplicação de métodos científicos que correspondem, em síntese, a puras e rigorosas regras de higiene, em sua ampla e lata acepção.
   Como se vê, a eugenia é, por todos os motivos, digna de simpatia dos que se interessam pelo aperfeiçoamento da raça humana, o que equivale a dizer: pelo seu progresso e evolução.
A Humanidade, porém, desvirtua o alvo da eugenia como desvirtua aquele visado pela Religião. Pretende chegar ao fim, apartando-se dos processos naturais, isto é, empregando artifícios pueris, e até mesmo ridículos.
   A gente deste século, semelhantemente às gerações de remotas eras, alimenta a ingênua pretensão de galgar os paramos de Luz, onde reina a felicidade, por meio de uma nova torre de Babel, pois outra coisa não é o ritualismo, o cerimonial aparatoso estabelecido pelos credos dogmáticos como processo de salvação.
   Orientados por esse falso prisma, procuram todos, em matéria de eugenismo, obter saúde, vigor e beleza mediante o emprego de drogas, cremes e pinturas. Entendem que, para se adquirir formosura, basta encobrir a fealdade, quando a eugenia nos ensina que só se logra a beleza destruindo a causa da fealdade.
   Da mesma sorte, a fé raciocinada e pura nos adverte, a seu turno, que só alcançaremos a redenção de nossas almas instruindo-nos e moralizando-nos; ou, em outras palavras: educando nossa mente e nosso coração.
   A Religião e a eugenia colimam precisamente o mesmo alvo: “Mens sana incorpore sano”.
   Cumpre agora considerar, e sobretudo convencermo-nos, de que a beleza não se arranja com pomadas, nem co o  Céu se alcança com exibições ritualísticas. É preciso remover as causas que determinam a deformidade do físico, como também aquelas que deformam o caráter. A beleza externa provém  da beleza interna. A cura opera-se do interior para o exterior. É uma ilusão procurarmos esconder os vincos do rosto e os senões do caráter; é necessário removê-los, extirpá-los, o que só se consegue pelas vias naturais, sob a influência de leis eternas e imutáveis.
   A moral verdadeira e pura, tal como a exemplificou Jesus Cristo, encerra implicitamente todos os princípios da eugenia, constituindo, por si só, a força capaz de reformar os costumes, escoimando-os de todas as impurezas, transformando assim esta Humanidade enferma, fraca e desgraciosa, numa raça nova, sadia, esbelta e bela. 
   A fé que salva o espírito é a mesma que sara o corpo. A fé que aprimora o sentimento e consolida o caráter é a mesma que aformoseia o rosto e plasma na matéria as linhas da beleza.

Links para artigos relacionados aos aspectos históricos da eugenia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário